quinta-feira, 19 de abril de 2018

Sono após o almoço? Há uma explicação ....


Resultado de imagem para sonolencia apos a refeição

Por que será que após as refeições, principalmente depois do almoço, costumamos sentir sonolência?

Um dos fatores que levam a essa sonolência é a quantidade de vezes que mastigamos os alimentos durante as refeições.
A Química Cinética é o ramo da Química que estuda a velocidade das reações e afirma que um dos fatores que influenciam a velocidade de uma reação – como a reação de digestão – é a superfície de contato. Quanto maior a superfície de contato, maior será a rapidez com que a reação ocorre.
De tal modo, quanto mais mastigamos, mais os alimentos são triturados e, assim, aumentamos a superfície de contato deles. Dessa forma, aumenta-se a rapidez da reação e a digestão ocorrerá com maior facilidade.
No entanto, se não triturarmos muito bem os alimentos antes de ingeri-los, a reação de digestão será mais lenta, pois será necessário mais suco gástrico para decompor o alimento. O principal constituinte do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl) e para aumentar a sua produção é necessário retirar iões H+ do sangue. É a retirada de iões  Hdo sangue que provoca a chamada sonolência após as refeições.
Além disso, após a digestão gera-se muito bicarbonato de sódio, que diminui a atividade de alerta do cérebro. Esse sono é denominado cientificamente  por alcalose(é um termo clínico que indica um transtorno no qual há um aumento na alcalinidade dos fluidos corporais) pós-prandial, isto é, pós-refeição.
Imagem relacionada
Fig.3: Esqueleto humano
Por esse e por outros fatores que visam à manutenção de uma boa saúde, os médicos, dentistas e nutricionistas recomendam que os alimentos sejam muito bem mastigados. Alguns macrobióticos aconselham a que se mastigue 100 vezes a comida a cada “garfada”.
Outros fatores que causam a sonolência é a falta de oxigenação no cérebro, uma vez que o sangue fica concentrado na área do aparelho digestivo; assim, a quantidade de oxigénio que chega ao cérebro diminui e sua atividade também, além de diminuir a irrigação do sistema nervoso,diminui a capacidade de concentração e a força dos músculos.
Além disso, o consumo de alimentos ricos em açúcar aumenta a concentração de glicose no sangue, que também deixa o cérebro menos alerta.

Cátia Costa,nº7
Melissa Almeida,nº20
Sara Silva,nº26
12ºN1

Hiperligações: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/sono-apos-almoco.html

Sem comentários:

Enviar um comentário