sexta-feira, 30 de março de 2018

A química dos aditivos: Corantes alimentares

Minúsculas quantidades de produtos químicos são acrescentadas aos alimentos que comemos diariamente, por questões de segurança, para melhorar a aparência ou prolongar a validade dos alimentos vendidos nos supermercados.
 No entanto, cada vez mais, temos de ter cuidado com os aditivos presentes na comida que ingerimos diariamente.
 Antigamente os aditivos eram ingredientes naturais que se adicionavam para preservar (como o sal) criar um melhor aspeto (como a beterraba que era um corante), ou para intensificar os sabores (com as especiarias). No entanto, agora, quando se fala de aditivos pensa-se logo em produtos sintéticos que têm nomes estranhos nos rótulos. 

Há 8 grandes tipos de aditivos:

  • Adoçantes
  • Corantes
  • Conservantes
  • Antioxidantes  
  • Emulsionantes 
  • Estabilizadores 
  • Espessantes 
  • Gelificantes

No entanto, neste artigo, vamos falar apenas num - os corantes.
Os corantes alimentares são todas as substâncias que conferem, intensificam ou restauram a cor de um alimento.
Existem três categorias de corantes alimentares permitidas pela legislação:
  • Corantes naturais - pigmento ou corante extraído de substâncias vegetais ou animais.
Estes sempre existiram e foram utilizados. Dos vários existentes estão aqui 4 exemplos: Páprica (derivada da moagem do pimentão seco ou da pimenta); Licopeno (pigmento responsável pela cor avermelhada das frutas e legumes como o tomate, a goiaba e a melancia); Clorofila (pigmento de cor verde que está presente em todas as plantas fotossínteticas); e Açafrão (corante amarelo-alaranjado que é extraído da raiz da planta cúrcuma-longa).
  • Corantes caramelo – produto obtido a partir de açúcares pelo aquecimento destes em temperaturas superiores ao seu ponto de fusão e pelo seu posterior tratamento.
  • Corantes artificiais - substância com composição química bem definida que é obtida por um processo de síntese.
Este tipo de corantes é muito utilizado porque confere cores muito apelativas , chamando mais a atenção aos alimentos em que são usados.
Assim podemos concluir que existe uma vasta gama de corantes existentes e à disposição de cada um, mas é importante ter sempre cuidado com aquilo que consumimos não olhando apenas para o aspeto do produto.

Gheorghe Marijineanu 
Hugo Canteiro 
Luana Placa 
Medina Fistican 
12°N1/N2

Fontes: https://www.nutripriscilaraso.com/single-post/2017/10/03/Corantes-alimentares-evitá-los-por-quê
http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/corantes-naturais-6-opcoes-saudaveis-e-nutritivas-para-colorir-os-seus-pratos_a4780/1
https://www.infoescola.com/bioquimica/licopeno/
https://www.google.pt/amp/s/amp.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/3593-clorofila-o-sangue-verde-dieta-antioxidante-alimentacao-beneficios-sucos-matcha-anemia-cancer-magnesio-fotossintese-clorofilina-spirulina-chlorella-fibras-energia.html?source=images
http://www.armazemsantafilomena.com.br/loja/produto/paprica_doce_defumada_100g.html
https://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-set-artificial-food-dyes-structures-image24466788
https://tudoela.com/beneficios-da-curcuma/

quinta-feira, 29 de março de 2018

Notícia: Crescimento da Tabela Periódica

 A Tabela Periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos, na forma de tabela, ordenados pelos seus números atómicosconfiguração eletrónica e recorrência das propriedades periódicas.
 Este ordenamento mostra tendências periódicas, por exemplo elementos com comportamentos similares no mesmo período.
 Os 118 elementos químicos conhecidos, até agora, organizam-se em 18 grupos (colunas verticais), 7 períodos  (linhas horizontais) e 4 blocos, de acordo com a informação extraída a partir da sua configuração eletrónica.

 Esta organização foi possível, em grande porte, pela contribuição de um cientista do século XIX, Dmitri Mendeleev, que organizou os elementos até então conhecidos por ordem crescente das suas massas atómicas, organizados em 8 colunas e 12 linhas.

A partir daí essa tabela foi crescendo até tomar o aspeto dos dias de hoje:
 Mas, nos dias de hoje, esta tabela está totalmente preenchida, graças à descoberta dos últimos 4 elementos em 2015: ununtrium (Uut ou elemento 113), ununpentium (Uup, 115), ununseptium (Uus, 117) e ununoctium (Uuo, 118). Estes elementos químicos já reconhecidos pela IUPAC (União Internacional da Química Pura Aplicada), desde 1 de dezembro de 2016, passaram a ser identificados como:


Tennessine
Nihonium

Oganesson

Moscovium
Note-se que os nomes apresentados não são a tradução para português, mas sim os nomes segundo a IUPAC.

Então e o que vem a seguir? São estes todos os elementos existentes no universo? Se não, o que acontecerá se forem descobertos ou sintetizados novos elementos?
 As respostas a estas perguntas são simples: claro que existirão mais elementos no universo para além destes e mesmo que não, como todos sabemos, a ciência não é estática por isso possivelmente daqui a uns dias, meses ou anos venham a descobrir ou sintetizar novos elementos.
 Deste modo será necessário aumentar o tamanho da Tabela Periódica acrescentando mais um período.
 Por fim, a conclusão a que queríamos chegar com este artigo é que talvez não seja hoje, nem amanhã mas em breve a Tabela Periódica deichará de ter 7 e passará a ter 8 períodos.

Gheorghe Marijineanu 
Hugo Canteiro 
Luana Placa 
Medina Fistican 
12°N1/N2

Fontes:https://sites.google.com/site/abcdaquimicaei20142/tabela-periodica
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tabela_periódica
https://br.depositphotos.com/vector-images/ununtrio.html
https://pt.dreamstime.com/ilustração-stock-ícone-do-ununpentium-do-elemento-de-tabela-periódica-image79010057
https://br.depositphotos.com/vector-images/ununoctium.html?3eceabc23e9fade2b049381317bb7777

quarta-feira, 28 de março de 2018

O estado de triple point

 Quando a água está no estado líquido esta é água, no estado sólido é gelo e em estado gasoso é vapor.
 E se disséssemos que esta substâncias pode estar nos 3 estados. Como se chamaria?

 Esta estranha intercessão tem o nome de triple point.
Triple point da água
 Na termodinâmica, o ponto triplo de uma substância é a temperatura e pressão em que os 3 estados da matéria - sólido, líquido e gasoso - coexistem num equilíbrio termodinâmico.
 Para além de ser um belo truque em qualquer tipo de festa, a noção de ponto triplo tem muita utilidade noutros aspetos.
 A temperatura do ponto triplo da água é útil na definição da escala Kelvin, K, escala termométrica recomendada pelo Sistema Internacional de Unidades. Um Kelvin corresponde à fração de 1/273,16 da temperatura do ponto triplo da água.
 Para além disso, de acordo com o Laboratório Nacional de Física, triple points são pontos de referência ideais para a calibração de termômetros já que, por exemplo:
  • A temperatura do ponto triplo do carbonato de etileno é 36,315°C que, sendo próxima à temperatura do corpo humano, torna-o uma referência muito útil na calibração dos termómetros hospitalares;
                     
  • Enquanto a temperatura do ponto triplo do ácido benzóico é 122,33°C tornando-se referência para a esterilização das soluções de gotejamento médico. 
             
Triple points de algumas substâncias:
  • O da água (H2O) ocorre à temperatura de 0,01°C (32,02° Fahrenheit) e pressão de 0,006 atm;
  • O do dióxido de carbono (CO2) ocorre à temperatura de -56 °C e pressão de 5,11 atm;
  • O do mercúrio (Hg) ocorre a temperatura de -38,83°C e pressão de 1.97×10-9 atm;
  • O do amoníaco (NH3) ocorre à temperatura de -77,75°C e pressão de 0,06 atm;
  • O do zinco (Zn) ocorre à temperatura de 419,5°C e pressão de 0,00064 atm.
 Para os interessados em ver este fenómeno com os seus próprios olhos aqui ficaum pequeno vídeo.


Gheorghe Marijineanu 

Hugo Canteiro 
Luana Placa 
Medina Fistican 
12°N1/N2

Fontes: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Triple_point
https://www.google.pt/amp/s/www.infoescola.com/fisica/ponto-triplo-de-uma-substancia/amp/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ponto_triplo
https://hemsirelerkulubu.com/sivi-volum-eksikligi-riski-hemsirelik-bakimi/
http://modelohospitalar.com.br/view/produtos/materiais-hospitalares/4/termometro-digital/374/

terça-feira, 27 de março de 2018

Atividade Laboratorial 2.1

Destilação fracionada de uma mistura de 3 componentes


Como se dá a obtenção dos diferentes componentes do crude na indústria petroquímica? Como fazer uma separação  desse género em laboratório? 
 No âmbito da disciplina de Química, no passado dia 16 de março, realizamos esta atividade laboratorial para conseguirmos perceber o mecanismo de destilação do crude.
        
 O crude, ou petróleo bruto, é um hidrocarboneto composto que é extraído da crusta a quilómetros de profundidade.
É por destilação fracionada que se obtêm os seus derivados, como a nafta o querosene e a gasolina.
 A destilação fracionada é um processo de separação de misturas homogéneas que apresentem componentes  com pontos de ebulição muito próximos.
 Com o objetivo de simular esse processo a nossa turma fez esta atividade laboratorial de separação de 3 álcoois distintos.

Material:
Solução  previamente preparada pela professora com 3 dos seguintes compostos
o Metanol
o Etanol
o Propan-1-ol
o Butan-1-ol
Balão  de fundo redondo
Alguns fragmentos de porcelana porosa
2 suportes universais
Manta de aquecimento
Alonga
Termómetro 
Condensador de Liebig
Coluna de fracionamento
3 provetas (50ml, 40ml e 25ml)
Elevador


Procedimento:

1. Colocar no balão de fundo plano a solução-problema e adicionar alguns fragmentos de porcelana porosa;

 









2. Colocar o balão  na manta de aquecimento e liga-lo à coluna de fracionamento;

3. Fixar a coluna nessa posição com o suporte universal;
4. Unir a alonga e o condensador e juntá-los à coluna afixando-as com outro suporte;
5. Colocar o termómetro no topo da coluna de fracionamento;
6. Pôr a pipeta de 50ml em cima do elevador e colocá-la por baixo da alonga;
7. Ligar dois tubos ao condensador de modo a permitir a circulação de água  dentro deste, em sentido contrário  à circulação do destilado;
8. Averiguar se a montagem tem o seguinte aspeto:
             

 A mossa montagem ...
              
9. Ligar a manta de aquecimento e aquecer a solução moderadamente (de modo a que o destilado seja recolhido a, aproximadamente, 1 gota por segundo);
10. Abrir a água e regular o caudal de modo a haver arrefecimento do condensador;
11. Anotar as temperaturas do vapor depois da 1° gota de destilado e depois a cada 5ml atingidos;
12. Recolher separadamente as frações de destilado quando a temperatura estabilizar e quando sofrer alterações aceleradas em provetas distintas. 


Registo de dados:



Resultados e conclusões:

 A partir das temperaturas registadas na tabela, por comparação com os pontos de ebulição registados na tabela da figura 1, podemos concluir que os 3 compostos presentes na solução-problema eram metanol (recolhido em primeiro na proveta de 50 ml), etanol (recolhido em segundo na proveta de 25 ml) e propan-1-ol (recolhido em último lugar na proveta de 40 ml).
Figura 1
 Para além disso, após a realização desta atividade procedemos á elaboração de um gráfico da variação da temperatura em função do aumento do volume.
 O gráfico que era espectado  obtermos era o seguinte:
 Enquanto aquele que obtivemos tinha o seguinte aspeto (o rascunho realizado no nosso caderno diário...😅):
 Com o gráfico podemos concluir que a cada substância presente na mistura corresponde um patamar diferente verificando-se que durante a ebulição de cada substância a temperatura mantém-se quase inalterável. 
 Para além disso, o composto orgânico mais volátil, o de menor ponto de ebulição, ou seja, o metanol, é obtido em primeiro lugar e apresenta uma cadeia com menor número de carbonos.

Gheorghe Marijineanu
Hugo Canteiro
Luana Placa
Medina Fistican
12°N1/N2

segunda-feira, 26 de março de 2018

Plantas mortíferas. Qual o seu perigo???

 Apesar do seu aspeto totalmente inofensivo há plantas altamente perigosas.
Mas ao que se deve o seu perigo?
 As substâncias que eles produzem!!
Assim, neste artigo vamos falar de 3 plantas que, apesar do aspecto comum, são altamente tóxicas.

 A trombeta dos anjos uma flor em forma de sino que parece muito bonita e completamente normal é, na realidade, venenosa.
 

 Comer a flor resultará em alucinações terríveis e, no pior caso, pode levar à  morte.
 Toda a extensão da planta é tóxica, por conter Alcaloides Tropânicos como, por exemplo: escopolamina e atropina.
 Por causa da sua beleza esta é muito utilizada como flor decorativa, especialmente na América. Por isso, ao passar por um jardim americano tenham cuidado com aquilo que cheiram.

 Outra planta com um aspeto muito enganador é a árvore do suicídio, cerbera odollam, porque a ingestão dos seus frutos (chamados de frutos pong-pong) mata em menos de 3h, devido á ação de um Glicosídeo Tóxico chamado cerberin.
Este acumula-se nos frutos da árvore fazendo com que come-los seja muito perigoso.

Fruto pong-pong
 Na europa não  é muito comum encontrar esta planta mas se forem há Índia poderão vê-la com muita facilidade.

 Por fim, a última planta há qual faremos referencia é a erva de São Cristóvãoactaea pachypoda, ou olho-de-boneca (este segundo nome deve-se ao seu interessante aspecto).

 Esta planta produz toxinas cardiogénicas que são acumulada principalmente nos frutos e que, ao atingirem o coração, provocam uma paragem cardíaca.
 Esta planta é nativa do leste da América do Norte.

Substâncias referidas, fórmulas químicas e a sua ação no organismo humano:  

A atropina e a escopolamina são 2 alucinogénios naturais que apresentam as seguintes caracteristicas:

Atropina
  • Fórmula química: C23H14NO3
  • Massa molar: 289,37g/mol
  • Ação no organismo humano: inibe a atividade das glândulas sudoríparas; aumenta o batimento cardíaco; provoca alucinações, tremores, fadiga e secura da pele entre outras reações mais graves
Fórmula de estrutura da atropina
Escopolamina
  • Fórmula química: C23H14NO4
  • Massa molar: 303,33g/mol
  • Ação no organismo humano: atua impedindo a passagem de determinados impulsos nervosos para o sistema nervoso central pela inibição da ação do neurotransmissor acetilcolina; atua também como anti-espasmóptico; pode provocar alucinações fortes, boca seca, dilatação das pupilas e rubor

Fórmula de estrutura da escopolamina 
 O cerberin, uma substância natural, é um glicosídeo  cardíaco  habitualmente utilizado no tratamento de doenças cardíacas mas que em quantidades elevadas é extremamente tóxico.

  • Fórmula  química: C32H48O9
  • Massa molar: 576,73g/mol
  • Ação no organismo humano: em quantidades elevadas provoca náuseas, vómitos, rápido/acentuado aumento da frequência cardíaca e uma forte dor abdominal, levando frequentemente à morte 
Fórmula de estrutura do cerberin

Gheorghe Marjineanu
Hugo Canteiro
Luana Placa
Medina Fistican
12°N1/N2

Fontes: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-árvore-do-suicídio-ou-fruto-de-pong-pong-image57502535
https://www.google.pt/amp/m.megacurioso.com.br/amp/ciencia/106088-a-toxina-da-arvore-do-suicidio-e-considerada-a-arma-do-crime-perfeita.htm?source=images
https://www.safarigarden.com.br/muda-daa-flor-trombeta-de-anjo-brugmansia-suaveolens
https://www.google.pt/amp/m.megacurioso.com.br/amp/plantas-e-frutas/62072-descubra-quais-sao-as-11-plantas-mais-venosas-do-mundo.htm
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Atropina
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Escopolamina

Vícios e mais vícios. Cuidado com os vídeo jogos!!!


 Os primeiros jogos eletrónicos apareceram algures na década de 50.

 Desde ai, a sua evolução deu- se a olhos vistos, sendo que hoje em dia a quantidade e diversidade destes pode agradar ao gosto de qualquer um. Desde jogos para passar o tempo até competições internacionais.
 Os vídeo jogos tornaram-se em novas formas de comunicação e entretenimento.
 Mas quando é que esta diversão passa a ter efeitos nos cérebros daqueles que a disfrutam?
 De acordo com um artigo publicado pela revista Neurology Now, contacto excessivos com os vídeo jogos pode resultar em alterações benéficas ou não, na mente dos adolescentes.
 Estas possíveis alterações estão relacionadas com a produção de dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente à dependência em jogos, o que inclui os jogos eletrónicos.
Fórmula de estrutura da dopamina
 Os vídeo jogos tem uma estrutura de recompensa semelhante à das slot machines: o jogador insiste em bater um recorde, matar um inimigo ou passar/subir de nível, sem saber nem quando, nem se vai conseguir atingir os esses objetivos.
 Isso faz que com que o cérebro produza mais dopamina - que funciona como estimulante - enquanto a pessoa joga, o que resulta numa menor produção desta noutras situações, causando um desequilíbrio.
 Este excesso de produção de dopamina mostra-se alto o suficiente para quase desativar o córtex pré-frontal (região do cérebro responsável pela toma de decisões, julgamentos e controlo).
 Assim, os jogadores perdem a noção do tempo e deixam de lado obrigações, como os estudos ou trabalho. Como esta região cerebral só está completamente formada quando a pessoa atinge os 25 a 30 anos, o excesso deste estimulante pode causar mudanças preocupantes nos jovens.

 No entanto, os vídeo jogos são ótimas ferramentas de aprendizagem, visto que estimulam certas habilidades do cérebro.  Como o ato de aprendizagem consiste na repetição de certas atividades por um período de tempo, jogar leva o cérebro a criar novas conexões nervosas ligadas à atividade especifica.
 Um bom exemplo são os jogos de estratégia, em que os jogadores tem de tomas decisões longo, médio e curto prazo em simultâneo, o que facilita, posteriormente, o mecanismo de tomada de decisões e realização de várias tarefas ao mesmo tempo.
 Não nos podemos esquecer que a chave de tudo é o equilíbrio, visto que na quantidade certa, os jogos de vídeo aumentam a eficiência do cérebro mas que em grandes quantidades pode causar danos tanto a nível físico como psicológicos e sociais ao jogador .

Hugo Canteiro
Gheorghe Marijineanu
Luana Placa
Medina Fistican 
12°N1/N2

Fontes: https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/59562-video-games-viciam-cerebro.htm

https://blog.saraiva.com.br/saiba-como-montar-um-pc-gamer-ideal-para-voce/
http://tecnologia.culturamix.com/noticias/primeiros-videogames-do-mundo 
https://www.google.pt/amp/s/www.infoescola.com/bioquimica/dopamina/amp/?source=images