quarta-feira, 2 de maio de 2018

A química por detrás do cigarro


Na combustão do tabaco produzem-se milhares de substâncias que são transportadas pelo fumo até aos pulmões. Estas substâncias atuam principalmente sobre o aparelho respiratório, mas algumas delas são absorvidas, passando para a corrente sanguínea a partir da qual atuam sobre o organismo.
O consumo do tabaco mata mais pessoas ao ano do que por exemplo o HIV, drogas ilegais, consumo de álcool, acidentes de aviação, suicídios e homicídios, sendo por isso considerada a primeira causa de morte evitável do mundo, segundo a organização mundial de saúde (OMS).

O cigarro é constituído por duas partes:



1. O filtro:
·        É um constituinte de quase todos os cigarros, a sua utilização, supostamente, minimiza a absorção de substâncias tóxicas presentes no cigarro.
·       Os filtros são formados por poros que garantem o sistema de ventilação.
·       No filtro encontramos o butano (C4H10) que serve como combustível para o isqueiro.
·       Podemos encontrar também o polónio 210, um componente proveniente do lixo nuclear, além do amoníaco (NH3).
2. O papel:
·         O papel é o involucro do cigarro. Este é constituído pelo óxido de titânio, o responsável pelo fumo e pelo tempo que o cigarro permanece aceso.
·         O mentol é outra substância encontrada no papel do cigarro, este diminui o reflexo da tosse e disfarça a sensação de secura na garganta.
·         Podemos encontrar também o metropeno, um inseticida, e o solvente químico, o benzeno.



estrutura química da nicotina (C10H14N2)
Substâncias tóxicas presentes no cigarro:
1.    Nicotina (C10H14N2): Esta é a substância responsável pela sensação de prazer, facilitando assim a sensação de dependência. Quanto mais rapidamente chega ao cérebro, maior é o seu potencial de criar a dependência. Ao chegar ao cérebro a nicotina desencadeia uma resposta cerebral, assim, o cérebro liberta a dopamina, uma substância que proporciona uma imensa sensação de prazer. 



·         Gases tóxicos:

1-   Monóxido de carbono (CO): Considerado tóxico, tem 250 vezes mais afinidade com a hemoglobina quando comparado com o oxigénio, ou seja, o CO ao entrar na hemoglobina forma a carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação dos tecidos do corpo. Em consequência há a redução do desempenho do organismo, dificulta as trocas de nutrientes e a cicatrização.

2- Amoníaco (NH3): É um produto químico geralmente utilizado na limpeza doméstica. Esta substância é corrosiva para o nariz e olhos. Quando adicionada ao tabaco, ajuda tanto na vaporização mais rápida da nicotina durante a queima do cigarro, quanto no seu depósito pulmonar.

3- Tolueno (C7H8): Utilizado no fabrico de borrachas, óleos, resinas, tintas, colas, detergentes e explosivos. Ao ser inalado, deposita-se na gordura do corpo e lá permanece durante anos. 

4- Cianeto (CN-): Forma-se com a queima do cigarro. É cancerígeno.Utilizado nas indústrias para o fabrico de fibras, plásticos, tintas, pesticidas, usado como gás para matar ratos. 

5- Butano (C4H10): Gás tóxico, inflamável, podendo ser mortal. É utilizado no isqueiro e também como gás de cozinha. 

6- Cetonas: Produto inflamável, sendo mais conhecido entre as mulheres como removedor de verniz.

7- Terebentina (C10H16): Substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. É um diluente de tintas a óleo, usado também para a limpeza de pincéis. 

8- Xileno (C8H10): Produto inflamável e cancerígeno encontrado em tintas de caneta. Ao ser inalado ocasiona irritação dos olhos, tontura, dor de cabeça e até a perda de consciência.

9- Ácido levulínico (C5H8O3): Adicionando esse ácido no cigarro as indústrias de tabaco descobrem que a dureza da nicotina é disfarçada, bem como o teor de alcatrão nas frações de nicotina é reduzido, ajudando-as a manterem-se dentro das exigências legais. 





substancias-quimicas-do-cigarro


Podemos encontrar metais tóxicos como:

1- Arsénico(As): Metal utilizado no fabrico de venenos contra insetos. Ocasiona lesões no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes.

2- Cádmio(Cd): Metal pesado, tóxico e cancerígeno que provoca lesões no fígado, rins, pulmões e cérebro. Pode permanecer no corpo por até 30 anos.

3- Acetato de chumbo (Pb(C2H3O2)2): Pode levar ao aparecimento de cancro nos pulmões e nos rins. Provoca anorexia e dor de cabeça. Pode permanecer no corpo entre 10 a 30 anos.

4- Fósforo P4 P6: Substância encontrada em fertilizantes e produtos de limpeza bem como em produtos raticidas. É venenoso, podendo ser mortal para o homem, de acordo com a dose ingerida. 


Substâncias cancerígenas presentes no cigarro:

Imagem relacionada
1- Alcatrão: Entre os seus compostos encontram-se 43 substâncias cancerígenas. Grande parte das substâncias tóxicas do cigarro está sob a forma gasosa. Cigarros com menor teor de alcatrão não são mais seguros para a saúde, pois contêm vários produtos tóxicos e cancerígenos. 

2- Polónio(Po): É um raro elemento radioativo. O polónio produz um tipo de radiação extremamente prejudicial chamada de alfa-radiação.

3- Níquel(Ni): Usado na produção de aço inoxidável, ligas, moedas, galvanoplastia e pilhas alcalinas.


4- Benzeno(C6H6): É produzido durante a queima do cigarro. Utilizado como pesticida, na composição do detergente e da gasolina. Também considerado cancerígeno. A exposição ao benzeno pode provocar leucemia entre 2 a 50 anos. 

5- Nitrosaminas: Responsáveis pelas alterações do DNA, portanto consideradas cancerígenas ambientais, ou seja, o não fumante exposto ao fumo do cigarro em ambientes fechados, ao inalar essas substâncias tem mais hipóteses de desenvolver cancro. 

6- Formaldeído (CH2O): Utilizado na conservação de cadáveres e na fabricação de produtos químicos para matar bactérias, fertilizantes, corantes e desinfectantes. A fumaça do cigarro em ambientes fechados possui concentrações de formaldeído que podem chegar a níveis 3 vezes maiores, quando comparadas com o ar livre. Provoca doença respiratória, reações alérgicas como asma, coceira nos olhos, além de tonturas, diminuição da coordenação motora, dores de garganta e alteração do sono. Suspeito de ser cancerígeno para os seres humanos.


Outras substâncias:

1-    Acetaldeído: É utilizado no combustível, cola, tintas, plásticos, borrachas sintéticas, couro e espelhos. Em humanos, pequena quantidade de acetaldeído leva à irritação da pele, dos olhos e do sistema respiratório.

2-    Naftalina: Usado como veneno para matar baratas. O contato com esta substância provoca tosse, irritação na garganta, náuseas, distúrbios gastrointestinais, renais e oculares, além de anemia. Assim, como podemos concluir, o cigarro (de tabaco) tem, diversos aditivos, sendo a maior parte deles tóxicos e que, por isso, podem trazer diversos problemas para a nossa saúde se o consumirmos ou mesmo só de estarmos em contacto com o fumo deste.  Por estas razões devemos estar conscientes da quantidade de aditivos que este leva assim como a sua toxicidade e as consequências referentes ao consumo de tal. 

Resultado de imagem para pulmoes de fumadores

Fontes:
https://www.euroclinix.net/pt/parar-de-fumar/fatos-sobre-fumar
http://www.profpc.com.br/qu%C3%ADmica_cigarro.htm
https://www.tiempodesanjuan.com/economia/2018/1/7/lunes-vuelven-subirlos-cigarrillos-mir-nuevos-precios-202421.html

Trabalho realizado por:
Cátia Costa nº7
Melissa Almeida nº20
Sara Silva nº26