quarta-feira, 7 de março de 2018

Visita de estudo à ALGAR - Portimão



Os alunos das turmas do 12º N1 e N2 de Química e de Física visitaram, no dia 1 de março, as instalações da ALGAR de Portimão, acompanhados pela professora Conceição Ferreira, professora de Química e professor Luís Gariso, professor de Física.

A receção foi feita por um Engenheiro Químico, o anfitrião de toda a visita, tendo transmitido várias informações e curiosidades que despertaram o interesse de todos os alunos.

O autocarro percorreu parte das instalações e desde logo a atenção dos alunos ficou presa aos dantescos aterros sanitários, identificadas como células, por onde vagueavam cães, voavam aves e mais um número vastos de animais, denotando que a fauna ali existente era diversificada.

O 1º teste foi colocar as embalagens levadas pelos alunos nos respetivos ecopontos. Todos, sem exceção, passaram no teste.

O guia, com muito conhecimento, referiu um pouco da história da ALGAR, ficam aqui alguns exemplos...
1998 - Inauguração das instalações do Aterro Sanitário do Barlavento, Encerramento das 22 lixeiras existentes a céu aberto. Entrada em funcionamento da atividade de Recolha Seletiva.
1999 - Entrada em funcionamento da Unidade de Triagem do Barlavento.
2000 - Entrada em funcionamento do Ecocentro de Portimão.
2005 - Entrada em funcionamento da Unidade de Aproveitamento Energético do Biogás, no Aterro Sanitário do Barlavento
2007 - Entrada em funcionamento dos Centros de Receção de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos no Aterro Sanitário do Barlavento.
2010 - Entrada em funcionamento do Sistema de Triagem Automática do Barlavento; Construção da Célula C do Aterro Sanitário do Barlavento;
2011 - Demolição do Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Volumosos, ambos localizados no Aterro Sanitário do Barlavento; Selagem da Célula B e arranque do sistema de captação do Biogás no Aterro Sanitário do Barlavento.
2012 - Construção da cobertura da Lagoa de Retenção de Águas Lixiviantes, no Aterro Sanitário do Barlavento.
2014 - Construção da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos do Aterro Sanitário do Barlavento.

A visita prosseguiu pela área da seleção do lixo reciclado. É impressionante como, onde supostamente deveria aparecer plásticos, surgem outros materiais como vidro, papel e fraldas. E onde deveria estar o vidro, aparece imenso plástico… conclusão, as pessoas andam todas muito distraídas no que respeita à separação do lixo, ou então a população apresenta problemas de visão, pois não consegue  identificar eficazmente as cores azul, verde e amarelo… os municípios deveriam fazer mais rastreios de visão!…😜

Em relação aos plásticos, a ideia de que nem todos podem ser reciclados, ou melhor, nem todos são reciclados porque não têm valor comercial, foi explicada e surgiram as designações de PET, PVC,... que para que não sabe significa:
Sabia que a marca - quechua - utiliza como matéria prima o plástico reciclado na produção das suas peças?





























Fontes: http://www.algar.com.pt/
https://www.google.pt/search?q=ecopontos+cores