No desenvolvimento de química, a preparação de soluções de concentração conhecida é uma atividade muito importante e necessária para diversas áreas.
Nós, os alunos do 12º ano, por sugestão da professora decidimos colaborar nesta atividade, que teve como objetivo dar a conhecer as técnicas relacionadas com a preparação de soluções, a aplicação correta do material necessário à sua realização, a identificação dos cuidados a ter no manuseamento das substâncias e o cálculo correto da concentração mássica (Cm) de uma solução aquosa.
A início a turma foi dividida em vários grupos, em que cada um ficou encarregue de preparar uma solução com diferentes solutos, sendo esses: o sulfato de cobre (II) (CuSO₄), o permanganato de potássio (KMnO4), o acetato de cobre (II) mono-hidratado (C₄H₆CuO₄ * H₂O) e o hexacianoferrato (III) de potássio (K₃[Fe(CN)₆]).
A primeira tarefa realizada pelos alunos foi identificar o nome dos materiais e selecionar os necessários para a realização da experiência, indicados abaixo:
A segunda tarefa foi a observação por parte dos alunos do rótulo dos solutos a utilizar, com a finalidade de identificar os símbolos de perigo, para, assim, proceder ao seu correto manuseamento a partir da identificação dos cuidados a ter.
O sulfato de cobre (II) apresentava 2 símbolos de perigo:
Produto perigoso para o ambiente |
Produto irritante/nocivo |
O permanganato de potássio apresentava 3 símbolos de perigo:
Produto irritante/nocivo |
Produto comburente |
Produto perigoso para o ambiente |
Produto irritante/nocivo |
Produto corrosivo |
Produto perigoso para o ambiente |
Por fim, o hexacianoferrato (III) de potássio não exibia nenhum símbolo de perigo.
Depois de identificarem os símbolos de perigo tiveram de relacionar a eles quais os cuidados a ter no manuseamento do produto, quando estes apareciam.
(Na imagem é possível ver os símbolos de perigo novos e quais são os antigos que lhes correspondem e os cuidados a ter com cada um deles.)
Procedimento:
- Pesa, dentro do gobelé, cerca de 2 g de soluto sólido e anota o valor indicado na balança.
- Adiciona ao sólido um pouco de água destilada e agita com uma vareta para o dissolveres.
- Transfere a solução através do funil, com a ajuda da vareta, para o balão volumétrico.
- Lava o gobelé e a vareta com um pouco de água destilada e transfere também a água da lavagem para o balão volumétrico, através do funil.
- Tapa o balão volumétrico e inverte-o várias vezes para homogeneizares a solução.
- Complete o volume com a água destilada até ao traço de referência do balão e repete o procedimento indicado em 5.
Procedimento 2 |
Procedimento 3 |
Procedimento 6 |
A quarta tarefa consistiu no cálculo da concentração mássica (Cm) da solução preparada expressa em g/dm3, utilizando a seguinte fórmula:
- L = dm3 - mL = cm3
Já na última tarefa, a quinta, tiveram de guardar a solução que preparam:
- Transferiram a solução, através do funil e com a ajuda da vareta, para o frasco.
- Preparam um rótulo, onde indicaram: o nome da solução, a concentração mássica da mesma, a data da preparação, o nome do analista, neste caso, do grupo, e os símbolos de perigo associados.
- Por fim, colaram o rótulo no frasco.
O resultado final das diferentes soluções dos vários grupos:
Os participantes ...
ligação para o protocolo experimental
Fontes:
http://atomizandoifam.wixsite.com/atomizando/simbolos-de-riscos?lightbox=dataItem-jcush1h4
http://descobrirafisico-quimica.blogspot.pt/2018/01/simbolos-de-perigo-regras-de-seguranca.html
Trabalho realizado por:
Cátia Costa nº7
Melissa Almeida nº20
Sara Silva nº26
Os participantes ...
ligação para o protocolo experimental
Fontes:
http://atomizandoifam.wixsite.com/atomizando/simbolos-de-riscos?lightbox=dataItem-jcush1h4
http://descobrirafisico-quimica.blogspot.pt/2018/01/simbolos-de-perigo-regras-de-seguranca.html
Trabalho realizado por:
Cátia Costa nº7
Melissa Almeida nº20
Sara Silva nº26