sábado, 12 de maio de 2018

Atividade em articulação com as turmas do 7º ano: preparação de uma solução aquosa

No desenvolvimento de química, a preparação de soluções de concentração conhecida é uma atividade muito importante e necessária para diversas áreas. 


Nós, os alunos do 12º ano, por sugestão da professora decidimos colaborar nesta atividade, que teve como objetivo dar a conhecer as técnicas relacionadas com a preparação de soluções, a aplicação correta do material necessário à sua realização, a identificação dos cuidados a ter no manuseamento das substâncias e o cálculo correto da concentração mássica (Cm) de uma solução aquosa.


A início a turma foi dividida em vários grupos, em que cada um ficou encarregue de preparar uma solução com diferentes solutos, sendo esses: o sulfato de cobre (II) (CuSO₄), o permanganato de potássio (KMnO4), o acetato de cobre (II) mono-hidratado (C₄H₆CuO₄ * H₂O) e o hexacianoferrato (III) de potássio (K₃[Fe(CN)₆]).

A primeira tarefa realizada pelos alunos foi identificar o nome dos materiais e selecionar os necessários para a realização da experiência, indicados abaixo:

Materiais/reagentes utilizados:
  • Balão volumétrico de 100 mL
  • Garrafa de esguicho com água destilada
  • Funil
  • Etiquetas
  • Frasco para guardar a solução
  • Gobelé de 100 mL
  • Espátula
  • Vareta
  • Balança
  • Soluto










A segunda tarefa foi a observação por parte dos alunos do rótulo dos solutos a utilizar, com a finalidade de identificar os símbolos de perigo, para, assim, proceder ao seu correto manuseamento a partir da identificação dos cuidados a ter.

O sulfato de cobre (II) apresentava 2 símbolos de perigo:

Produto perigoso para o ambiente
Produto irritante/nocivo














O permanganato de potássio apresentava 3 símbolos de perigo:
Produto irritante/nocivo
Produto comburente

Produto perigoso para o ambiente
 O acetato de cobre (II) mono-hidratado apresentava também 3 símbolos de perigo:

Produto irritante/nocivo
Produto corrosivo


Produto perigoso para o ambiente

Por fim, o hexacianoferrato (III) de potássio não exibia nenhum símbolo de perigo.

Depois de identificarem os símbolos de perigo tiveram de relacionar a eles quais os cuidados a ter no manuseamento do produto, quando estes apareciam.
(Na imagem é possível ver os símbolos de perigo novos e quais são os antigos que lhes correspondem e os cuidados a ter com cada um deles.)


Finalmente a terceira tarefa... onde começa a ação!!! Seguindo o seguinte o procedimento:

Procedimento:
  1. Pesa, dentro do gobelé, cerca de 2 g de soluto sólido e anota o valor indicado na balança.
  2. Adiciona ao sólido um pouco de água destilada e agita com uma vareta para o dissolveres.
  3. Transfere a solução através do funil, com a ajuda da vareta, para o balão volumétrico.
  4. Lava o gobelé e a vareta com um pouco de água destilada e transfere também a água da lavagem para o balão volumétrico, através do funil.
  5. Tapa o balão volumétrico e inverte-o várias vezes para homogeneizares a solução.
  6. Complete o volume com a água destilada até ao traço de referência do balão e repete o procedimento indicado em 5.
Procedimento 2
Procedimento 3
Procedimento 6

 A quarta tarefa consistiu no cálculo da concentração mássica (Cm) da solução preparada expressa em g/dm3, utilizando a seguinte fórmula: 

 Para descobrirem o volume da solução tiveram que fazer a conversão de mL para dm3, regendo-se pelas equivalências apresentadas:
   - L = dm3                    - mL = cm3


Já na última tarefa, a quinta, tiveram de guardar a solução que preparam:
  1. Transferiram a solução, através do funil e com a ajuda da vareta, para o frasco.
  2. Preparam um rótulo, onde indicaram: o nome da solução, a concentração mássica da mesma, a data da preparação, o nome do analista, neste caso, do grupo, e os símbolos de perigo associados. 
  3. Por fim, colaram o rótulo no frasco.






    O resultado final das diferentes soluções dos vários grupos:

    Os participantes ...















ligação para o protocolo experimental


Fontes:
http://atomizandoifam.wixsite.com/atomizando/simbolos-de-riscos?lightbox=dataItem-jcush1h4
http://descobrirafisico-quimica.blogspot.pt/2018/01/simbolos-de-perigo-regras-de-seguranca.html

Trabalho realizado por:
Cátia Costa nº7
Melissa Almeida nº20
Sara Silva nº26