Os primeiros jogos eletrónicos apareceram algures na década de
50.
Desde ai, a sua evolução deu- se a olhos vistos, sendo que hoje em dia a quantidade
e diversidade destes pode agradar ao gosto de qualquer um. Desde jogos para
passar o tempo até competições internacionais.
Os vídeo jogos tornaram-se em novas
formas de comunicação e entretenimento.
Mas quando é que esta diversão passa a ter efeitos nos cérebros
daqueles que a disfrutam?
De acordo com um artigo publicado pela revista Neurology Now,
contacto excessivos com os vídeo jogos pode resultar em alterações benéficas ou não,
na mente dos adolescentes.
Estas possíveis alterações estão relacionadas com a produção
de dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente à dependência em jogos, o
que inclui os jogos eletrónicos.
Fórmula de estrutura da dopamina |
Os vídeo jogos tem uma estrutura de recompensa semelhante à das
slot machines: o jogador insiste em bater um recorde, matar um inimigo ou
passar/subir de nível, sem saber nem quando, nem se vai conseguir atingir os esses
objetivos.
Isso faz que com que o cérebro produza mais dopamina - que
funciona como estimulante - enquanto a pessoa joga, o que resulta numa menor produção
desta noutras situações, causando um desequilíbrio.
Este excesso de produção de dopamina mostra-se alto o
suficiente para quase desativar o córtex pré-frontal (região do cérebro responsável
pela toma de decisões, julgamentos e controlo).
Assim, os jogadores perdem a noção
do tempo e deixam de lado obrigações, como os estudos ou trabalho. Como esta região
cerebral só está completamente formada quando a pessoa atinge os 25 a 30 anos, o
excesso deste estimulante pode causar mudanças preocupantes nos jovens.
No entanto, os vídeo jogos são ótimas ferramentas de aprendizagem,
visto que estimulam certas habilidades do cérebro. Como o ato de aprendizagem
consiste na repetição de certas atividades por um período de tempo, jogar leva
o cérebro a criar novas conexões nervosas ligadas à atividade especifica.
Um bom exemplo são os jogos de estratégia, em que os jogadores
tem de tomas decisões longo, médio e curto prazo em simultâneo, o que facilita, posteriormente, o mecanismo de tomada de decisões e realização de várias tarefas ao mesmo tempo.
Não nos podemos esquecer que a chave de tudo é o equilíbrio,
visto que na quantidade certa, os jogos de vídeo aumentam a eficiência do cérebro
mas que em grandes quantidades pode causar danos tanto a nível físico como psicológicos
e sociais ao jogador .
Hugo Canteiro
Gheorghe Marijineanu
Luana Placa
Medina Fistican
12°N1/N2
Fontes: https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/59562-video-games-viciam-cerebro.htm
https://blog.saraiva.com.br/saiba-como-montar-um-pc-gamer-ideal-para-voce/
http://tecnologia.culturamix.com/noticias/primeiros-videogames-do-mundo
https://www.google.pt/amp/s/www.infoescola.com/bioquimica/dopamina/amp/?source=images
http://tecnologia.culturamix.com/noticias/primeiros-videogames-do-mundo
https://www.google.pt/amp/s/www.infoescola.com/bioquimica/dopamina/amp/?source=images
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