sábado, 25 de novembro de 2017

Hidrogénio: O combustível do futuro

O hidrogénio é o elemento mais abundante no universo (75%). É incolor e inodoro.

Este elemento tem excelentes propriedades tanto como combustível quanto como transmissor de energia (1 kg de hidrogénio possui aproximadamente a mesma energia que 3,5 litros de petróleo ou 2,1 kg de gás natural ou 2,8 kg de gasolina). Pode ser obtido por múltiplas formas bastante eficazes: por eletrólise da água, por reforma de álcool e hidrocarbonetos (metanol, etanol, metano, gás natural e outros), etc. Assim, é considerado por muitos o ‘’combustível ideal’’.

Quando combinado com uma célula de combustível, o hidrogénio oferece uma produção de eletricidade silenciosa e de alta eficácia. Para além de que se poderia abrir o caminho para uma energia sem emissões poluentes, de casas até carros. Nenhuma tecnologia isolada oferece oportunidades tão amplas. 

O Hidrogénio, quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reação água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, como monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxidos de azoto e óxidos de enxofre, que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas e o aquecimento global do planeta.

Sendo assim, o hidrogénio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a atual economia baseada nos combustíveis fosseis. Para que isto seja possível terá que se criar condições para a sua utilização tais como: produção de hidrogénio, armazenamento, transporte, distribuição do hidrogénio e utilização final do hidrogénio.

As principais formas de armazenamento do hidrogénio são: 
- Reservatórios de gás comprimido
- Reservatórios para hidrogénio liquido
- Hidretos metálicos (alta e baixa temperatura)
- Absorção de gás em sólidos
- Micro-esferas

As principais vantagens da sua utilização:
Veículos movidos a hidrogénio não terão motor a combustão. Os motores serão eléctricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.
O processo de geração de energia é descentralizado. Não será necessário construir hidroeléctricas gigantescas. O hidrogénio pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. Essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.
Fonte renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.
A geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.

Curiosidade:
Hoje em dia, já várias empresas como BMW, Honda, Daimler Chrysler, Ford, Hyundai, Mazda, Nissan, Volkswagen, Ferrari, Toyota já construíram protótipos de automóveis a hidrogénio e alguns deles até já são comercializados porém ainda não a nível europeu. Existindo já também alguns pontos de abastecimento principalmente nos EUA onde é comercializado este combustível. Sendo que também já foi efetuado um teste pela empresa Boeing conseguindo assim uma aeronave a hidrogénio fazer um voo seguro, comprovando mais uma vez as capacidades deste combustível.




O grupo de trabalho:
Beatriz Neto n.º 3 12º N2
Filipa Cabano n.º 11 12º N2
Susana Mestre n.º 25 12º N2

Sem comentários:

Enviar um comentário