segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Como e Porquê que os pirilampos brilham?!


A lanterna que posuem no corpo ajuda os pirilampos a protegerem-se dos seus predadores, pois assusta a presa que se avizinhe, quando a luz se acende no escuro. É também uma forma natural de atraír o sexo oposto quando está na fase de reprodução.
Esta luz gerada no pirilampo é provocada por várias reações químicas no corpo do inseto e funcionam como combustível essencial.



Nas reações de combustão pode ser emitida energia sobre a forma de calor ou energia luminosa. A produção não térmica de luz não visível por uma reação química é um processo denominado Quimioluminescência. A Quimioluminescência é um tipo de reação química, que ao se processar gera energia luminosa. Durante uma reação química, os reagentes se transformam em estados intermediários eletronicamente excitados, e ao passarem para um estado de menos excitado, liberam a energia absorvida na forma de luz.
Quando a produção dessa luz visível ocorre em organismos vivos a esse processo é designado de bioluminescência. Um dos organismos bioluminescêntes é o pirilampo. Numa reação bioquímica no corpo do pirilampo, a enzima luciferasecatalisa a oxidação de luciferina por uma molécula de oxigénio. A decomposição térmica do produto da oxidação produz radiação electromagnética.




Fonte: http://www.sabado.pt/fotografias/sociedade/detalhe/Sabia-porque-e-que-os-pirilampos-dao-luz-


Ana Tomescu Inês Agostinho Marta Faustino 12 N1/N2

3 comentários: