quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Química no dia a dia


Porque choramos ao cortar cebola? 



Basta cortar uma cebola para a choradeira começar?! E não é drama, não. Alguma vez se perguntou, enquanto cozinhava: Por que a cebola provoca lágrimas?
Pois bem, a química responde de uma forma muito simples:
Das várias substâncias voláteis que estão presentes na cebola, uma delas é o Dissulfeto de Alila.





Fórmula química do Dissulfeto de Alila


Essa substância provoca irritação dos olhos, ou seja, quando realizamos o corte da cebola o Dissulfeto de Alila é libertado e chega até aos olhos provocando lágrimas.
Esta substância sofre a ação de enzimas e é transformada no fator lacrimejante, que irrita os olhos e induz a produção de lágrimas em abundância. Por isso é que choramos com as cebolas. 

O Dissulfeto de Alila (H2C=CH-CH2-S-S-CH2-CH=CH2) é um líquido de odor penetrante, com ponto de fusão de 139ºC, encontrado também há muito tempo no alho. O radical -CH2-CH=CHrecebeu, por esse motivo, o nome de alila. Os compostos em que ele aparece são ditos alílicos. Este composto é um Ácido Tiossulfúrico.


Os Tiocompostos são substâncias cujas moléculas são formadas a partir da substituição do oxigénio, de moléculas anteriores, pelo enxofre. Ou seja, um ou mais átomos de enxofre deslocam um ou mais átomos de oxigénio por causa da semelhança de distribuição eletrónica (ambos possuem 6 eletrões de valência, pertencem ao grupo 16). Os Tiocompostos são moléculas orgânicas e possuem baixa ocorrência na Natureza.



Propriedades físicas e químicas


Praticamente todos os Tioálcoois são muito leves, voláteis e insolúveis em água. Possuem odor característico e são facilmente percebidos, mesmo em pequenas concentrações. São reativos ao Mercúrio e outros metais de alta massa molecular, formando compostos cristalinos.






Para que a cozinha não se transforme num cenário de novela mexicana, existem alguns truques como: colocar as cebolas no frigorífico antes de cortá-las, pois o frio inibe a actividade da enzima. 
Outra possibilidade é cortar cebolas debaixo de água para evitar que a substância chegue aos olhos.


Ana Tomescu
Inês Agostinho
Marta Faustino
12 N1/N2



Sem comentários:

Enviar um comentário