quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O que é que cheira pior em todo o mundo?


No que toca a escolher o que cheira pior em todo o mundo, precisas de escolher não só algo que cheire mal, mas também algo que cheire intensamente. Para tal, é necessário examinar a química do mau cheiro.

Há substâncias químicas e compostos químicos que surgem constantemente em situações de mau cheiro. Estes incluem o sulfureto de hidrogénio (que torna os ovos podres tão malcheirosos) e o ácido butírico (que confere a sua distintiva fragância a alguns dos queijos curados de cheiro acentuado, aos pés suados e à manteiga rançosa).

Todos os cheiros acima descritos cheiram pior em laboratório do que na Natureza. O mais leve aroma de uma dose concentrada de qualquer um destes cheiros far-te-ia regurgitar o almoço num abrir e fechar de olhos.

A cadaverina e a putrescina são responsáveis pelo cheiro a carne morta, e o metanotiol é produzido por matéria vegetal em decomposição, acrescentando o cheiro a couves aos gases e ao mau hálito. É consensual que o jarro-titã, também conhecido com flor-cadáver, tem um cheiro semelhante a um corpo em decomposição. Por esta razão, é de evitar a sua oferta no Dia da mãe.

Mas a mãe e o pai de todos os pivetes é o selenomercaptano de butilo. É o que se dá ao spray produzido por uma doninha o seu cheiro fedorento, um cheiro que se agarra às coisas. É tão mau que as pessoas atingidas pelo cheiro têm muitas vezes de queimar as suas roupas para se verem livres daquele fedor.

Cadaverina:                                      Putrescina:
Propriedades
C4H12N2
88.1516
27 °C
158-160 °C
  Propriedades
C5H14N2
102.178
0.870 g/cm³
9 °C
178-180 °C
       



Metanotiol:

Propriedades
CH4S
48.11 g·mol−1
-123 °C [1]
5,96 °C [1]
pouco solúvel: 23,3 g·l-1 (20 °C)[1]
170 kPa (20 °C)[1]
Acidez (pKa)
~10.4




Achas que sabes tudo?- Guy Campbell, Texto Editores




Catarina Guerreiro

Iúri Silva

Raquel Reis



12ºN1


Sem comentários:

Enviar um comentário