Agora um pouco de Química ...
Como se desencadeiam as reações???
Não interessa o quão predisposta uma substância esteja para reagir: é sempre necessária uma determinada quantidade de energia para que se inicie qualquer reação. A razão é que é preciso energia para ajudar a romper as ligações existentes nos reagentes. Ou seja, uma reação química envolve rutura das ligações nos reagentes, e a formação de ligações nos produtos de reação. Estes dois processos ocorrem simultaneamente.
A energia para desencadear uma reação pode apresentar-se de diferentes formas.O mais frequente é ser calor, mas também luz ou eletricidade.
A rutura de ligações ocorre sempre com absorção de energia: o processo é endoenergético.
A formação de ligações ocorre sempre com libertação de energia: o processo e exoenergético.
Entra calor, sai calor:
Algumas reações recebem mais calor no início do que o que libertam no final. Chama-se a estas reações endotérmicas. Há transferência de energia da vizinhança para o sistema. A energia libertada na formação das ligações dos produtos é inferior à energia absorvida na quebra de ligações dos reagentes.
Um exemplo é o cartuxo de aço contendo N2O, usado na pastelaria, para produzir natas com aspeto volumoso.
N2O (g) + O2 (g)→ 4 NO (g)
As reações exortérmicas são o contrário - libertam mais do que recebem. Há transferência de energia do sistema para a vizinhança. A energia libertada na formação das ligações dos produtos é superior à energia absorvida na quebra de ligações dos reagentes.
É o caso das combustões, reação necessária que ocorra quando queremos que os alimentam cozam no fogão que usa gás natural.
CH4 (g) + O2 (g)→CO2 (g) +
H2O (g)
Sem comentários:
Enviar um comentário