terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Resposta a adivinha Nº6

Resposta à adivinha anterior : R: Número de Avogadro.
  
Agora um pouco de química…

Em química, a constante de Avogadro (símbolo: NA) é definida como sendo o número de entidades que existem numa mole de qualquer substância. O valor da constante de Avogadro é 
1 mole 6,022045 x 1023 partículas 
Este número é chamado número de avogadro, em homenagem ao químico Amedeo Avogadro. 
A unidade de massa atómica é a unidade de uma escala de massas relativasadequada para massas atómicas. No laboratório e noutras situações concretas, as amostras  são compostas por um grande número de átomos. Os químicos têm por isso uma unidade especial para exprimir esses grandes números. A ideia de uma unidade para indicar um certo número de objetos não é inovadora. O par (2), a dúzia (12) e a grosa (144) são unidades comuns. A unidade de quantidade do sistema SI é a mole (mol), que é a quantidade de matéria que contém tantas unidades elementares (átomos, moléculas ou outras partículas) quantos os átomos de carbono existentes em exatamente 12 gramas de carbono-12.
Nas aulas de Química, nos cálculos que efetuamos usamos 6,022 X 1023 .

Tal como uma dúzia de laranjas contém 12 laranjastambém 1 mole de átomos de ouro contém 6,022 x 1023 átomos de ouro (Au). Mas não se enganem que apesar de ser muitos átomos, não é uma fortuna em ouro, corresponde apenas a aproximadamente 197 g de ouro.

 Mais sobre o cientista

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro di Quaregna e di Cerreto (1776-1856). Físico-matemático italiano. Foi advogado durante muitos anos antes de se interessar pela Ciência. O seu trabalho mais famoso, hoje conhecido por lei de Avogadro, foi quase ignorado no seu tempo, embora tenha sido a base das determinações de massas atómicas realizadas no final do século XIX.

Curiosidades sobre este número
- Se contássemos 10 milhões de moléculas por segundo, levaríamos dois mil milhões de anos a contar 6,022 x 1023 moléculas.

- Se empilhássemos 6,022 x 1023 folhas de papel, cada uma com 0,025 mm de espessura, teríamos uma altura 100 milhões de vezes maior do que a distância entre a Terra e o Sol.

Fonte: Chang - McGraw-Hill
Novo 10 Q - Texto Editoras
Catarina Guerreiro
Iúri Silva
Raquel Reis
12ºN1

Sem comentários:

Enviar um comentário