quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Colher no topo da garrafa segura o gás da bebida?


Colher no topo da garrafa segura o gás da bebida?

Já é costumo que o povo crie uma data de receitas caseiras para a solução dos nossos problemas. Agora, a pergunta que sempre colocamos é se é verdade ou mentira…


Neste caso, fala-se que ao colocar uma colher de bico na garrafa de uma bebida com gás faz com que esta mantenha as tais “bolinhas”

Bebidas como refrigerantes, água com gás, cerveja, entre outros… são denominadas como gaseificada… isto é, têm uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido enquanto a embalagem está fechada.


Após a abertura, o CO2 passa para o estado gasoso e escapa-se da embalagem, o que acaba também por modificar o sabor da bebida.

 Contudo, o químico Emiliano Chemello, garante: colocar uma colher no topo da garrafa não evitará a saída do gás.

Professor de química do Curso Positivo, de Curitiba (PR), Giba Lavras recorre a uma lei da química para explicar este fenómeno. "A Lei de Henry diz que os gases são mais solúveis no frio e em alta pressão", resume.

 Como dentro do refrigerante a pressão é maior do que a atmosférica, o gás fica dissolvido no líquido - mais ainda se a bebida estiver gelada. "Quando destampa o refrigerante, diminui a pressão e a solubilidade do gás no líquido. Então, a tendência do gás de dióxido de carbono  é escapar em forma de bolhinhas. 


Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/quimica-na-cozinha/

Ana Tomescu Inês Agostinho Marta Faustino 12 N1/N2


2 comentários: