sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Química por detrás da serie Game of Thrones


O Fogovivo de “Game of Thrones”: será apenas um mito ou realmente existiu?



 Todos nós conhecemos ou ouvimos falar da serie Game of Thrones. Contudo, existem alguns factos químicos por detrás da história. Por exemplo: 

Segundo o livro A History of Greek Fire and Gunpowder, dos historiadores J. R. Partington e Bert S. Hall, o fogovivo, retratado em Game of thrones, tido por muitos como mito, realmente existiu!



 Apesar de todo drama e fantasia que esta série nos apresenta, também existe ciência por trás de umas das armas mais temidas da série, o Fogo Vivo. Este, historicamente, teria surgido em Constantinopla, capital do Império Bizantino por volta do século 7. 

Após o declínio do Império Bizantino, a fórmula original também teve o seu fim, morrendo com o império por volta do século 14. Este ficou conhecido como o fogo que não podia ser apagado, o fogo invencível. No entanto há relatos históricos que falam que era possível apagar essa chama com areia, vinagre e urina.

Hoje, com o avanço da química é possível fazer uma solução parecida com o Fogo Vivo da série. A experiência do Teste de Chamas, quando se utilizava o elemento Boro [B] era notável que a chama contendo este elemento se tornava verde devido a excitação dos electrões e decaimento dos mesmos liberando luz para retornar a seu estado fundamental. 

Diferentes cores que a chama apresenta dependente do elemento químico. ( Teste da chama)




  
O Boro é um elemento do grupo dos não-metais, mais precisamente do grupo 13 e encontra se no segundo período da tabela periódica. Possui número atómico 5. A configuração electrónica é 1s2 2s2 2p1


Podemos tentar recriar a tal arma mística utilizando um composto chamado Borato de Trimetila, onde a sua combustão gera algo semelhante ao visto na série.

Apesar da fantasia que vemos em Game of Thrones, e outras produções, há sim, sempre ciência por de trás.

Ana Tomesco
Inês Agostinho 
Marta Faustino 

12N1/N2




Sem comentários:

Enviar um comentário