sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Nanotecnologia na química.


Nanotecnologia na química

Alguma vez pensou na importância que a nanotecnologia tem no nosso dia-a-dia? Pois bem… nós explicamos!

Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nano-escala, em escala atómica e molecular. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, electrónica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais.

Apenas com a definição, nós já percebemos que é bem mais comum e importante com que todos nós achávamos!

Os produtos produzidos através da nanotecnologia química já estão a circular no mercado há algum tempo. Temos assim alguns exemplos de produtos com nanotecnologia:

Protectores solares que possuem nano-partículas de óxido de zinco que são utilizados para proteger a pele dos raios ultravioletas tornando também o produto mais eficiente na absorção da pele;


Produto não entra na corrente sanguínea, diminuindo riscos para saúde.


As embalagens com nano-partículas de prata para alimentos a vácuo também é outra tecnologia nano, pois protege os alimentos de bactérias.


O próprio processo de fabricação desses produtos e alimentos traz o engenheiro químico com principal envolvido na produção, além desses produtos a nanotecnologia também está envolvida na produção e manipulação de novos medicamentos, para doenças que até então ainda não tinham apresentado cura ou diminuição de sintomas.

 A nano medicina é a denominação dada à junção da medicina e da nanotecnologia. Em suma a nano medicina consiste em usar nano partículas, nano robôs e outros elementos em escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças.




E a nanotecnologia não fica por aqui, tem muitas mais aplicações na produção de diversos produtos.

A nanotecnologia química tende a crescer cada vez mais pois o mercado pede que novos produtos se apresentem segundo as necessidades do homem, quanto mais tecnologia surge, mais o homem precisa, para se alimentar, se vestir, se proteger de doenças.

Ana Tomesco
Inês Agostinho
Marta Faustino

12N1/N2

Sem comentários:

Enviar um comentário