quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Porque é que as pilhas não podem ir para o lixo normal?

O que são pilhas?
As pilhas e as baterias são uma pequena fábrica portátil, que transformam energia química em energia elétrica. Elas possuem determinadas substâncias químicas que, quando reagem entre si, produzem energia elétrica, através de reações de oxidação-redução. O problema é que essas substâncias químicas presentes nas pilhas e baterias são altamente tóxicas, e podem fazer mal aos seres humanos e animais. 


Constituição: 
Uma pilha comum contém pelo menos três metais pesados: zinco (Zn), chumbo (Pb) e manganês (Mn). A pilha alcalina contém ainda o mercúrio (Hg). Além dos metais pesados, as pilhas e baterias possuem ainda elementos químicos perigosos, como o cádmio (Cd), cloreto de amónio (NH4Cl) e negro de acetileno.
As pilhas são classificadas de acordo com seus sistemas químicos, podendo haver em cada um deles mais de uma categoria. As categorias são representadas por letras, que normalmente vêm impressas nas pilhas. Além disso, as pilhas podem ser recarregáveis ou não.

Qual o perigo?
O perigo ocorre quando se coloca uma pilha ou bateria no lixo normal, pois há o risco desses elementos químicos perigosos entrarem na cadeia alimentar, causando sérios danos à saúde. Os destinos finais do lixo mais comuns são aterro sanitário e centrais de compostagem.
A pilha, quando colocada no lixo normal, vai para o aterro sanitário (aterros estes que muitas vezes ficam próximos de rios), que fica a céu aberto. Uma vez exposta ao sol, vento, chuva e humidade, as pilhas e baterias oxidam-se e rompem o invólucro de proteção. Os metais pesados e elementos químicos perigosos saem misturados a um líquido que acaba por contaminar todo o lixo em seu redor, podendo atingir o lençol freático local.


Fontes: http://bewsedadilitu.blogspot.pt/2012/03/por-que-pilhas-e-baterias-nao-devem-ser.html
http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-lixo-eletronico/por-que-pilhas-e-baterias-nao-podem-ir-para-o-lixo/

Adriana Gonçalves
Adriano Martins
Daniela Rodrigues
Inês Cabrita
12º N1/N2


Sem comentários:

Enviar um comentário